segunda-feira, 21 de maio de 2012

ENTREVISTA - VIOLENTOS.



Salve mano, primeiro agradecer JUK pelo apoio e a força mano.

1) Mais diz ae, porque a pixação atraiu você? tá no corre desde quando?
Salve mano mo satisfação poder somar com você, que ta no corre, fazendo as paradas acontecer. Flagro pixação desde 95, via uns pixos do Rhiphop,Os Demos, Os Duends, Dino, Di, Ncn, Gdrs, Os Oleosos, Hc, Os Trutas, e ficava tentando ler oque tava escrito, dai comecei a pixar pelo bairro em 97, ai tive uma treta mil grau em 98, com um mano que é finado e parei. Depois voltei devagar, em 2004, quando morava no Rudge, em São Bernardo, e era vizinho do mano que pixava Maniacos, o finado Casca, mas comecei a chegar de verdade, me dedicar nas quebradas em 2007. Fiz uns grafiti também, em 99, fazia AerosolÉmas n‹o sentia o mesmo prazer de pixar. 
Nessa epoca eu naum via tanto bomb, que acho que Ž bem parecido com a pixação. 
E também era muita treta pra se aperfeiçoar, precisava se dedicar muito, naum tinha lata especifica pra grafiti, era treta pra menor de idade comprar, e nunca tive apetite pra roubar. Dai fui desistindo, a adrenalina é o que mais me atrai na pixação, e eu não sentia isso. Gosto de sentir o coração batendo forte, a mão suando, e no meio disso você se concentrar pra fazer o barato bem feito. Acho mais daora do que fazer um barato na calma e com tecnica pra ficar bonito.


2) E a sua turma, tem mais alguém, ou é um nome que você mesmo levantou?
Tem uns manos que fazem parte também, que eu jogo a assinatura quando estão junto, e que as vezes pixam quando estão bêbado, bagulho de amizade mesmo. 2 desses que inventaram o Violentos, em 96, o Bruno e o Romulo. Mas, que faz mesmo é só eu antes o pixo era VLTS, dae como ja tinha um outro VLTS que é era Valentes, e eu também não gosto muito de abreviação assim, quando voltei a fazer, mudei o letreiro, e tento fazer Violentos inteiro sempre que da ou se for pra abreviar..fazer soh 3 letras mesmo que ai da pra economizar bastante espaço  dae faço so VIO.


3) Então, pixação hoje em dia, tá meio na moda não? Essa exposição toda da cena, 
você acha que ajuda ou atrapalha?
Os cara que pixa por moda não aguentam muito tempo. No primeiro contra tempo já desiste e começa a fazer graffiti..dai fica totalmente na moda hahaha é zuera!!. Acho que a exposição é inevitavel. Tudo entrou na era digital, e com isso todo mundo 
tem acesso a qualquer conteudo,e a pixação também ia ter que entrar nisso um dia. Mas, acho desnecessario as vezes o jeito que se expõe, tem uns mano que querem fama e reconhecimento a qualquer custo. 
Já até organizei uma exposição de pixação, com fotos, folhas, e os pixos mesmo. 
Hoje me arrependo mano, não faria de novo nem fudendo. 
Já falei uns barato pra um programa da Band, que os cara usaram 10 segundos de 1 hora que eu falei, do que era interessante pra imagem que eles queriam passar da pixação, e ficou parecendo 
que era uma pá de marginal loco sem futuro, que vive de pixação, sendo que ali tinha 
pai de familia, todo mundo ali trampa pra porra e usa a pixação como uma valvula pra se desestressar, e ainda falaram pra mim e pra uns outros manos que iam cobrir nossa cara e nem fizeram isso, bando de arrombados. 
Então, por essa e por outras acho zuado,mano. Se for pra expor tem que expor do jeito certo, no lugar certo, tentar manter no underground até onde for possivel. Sei lá, hoje em dia, acho que a mídia exploradora não tem que ter acesso nenhum a pixação. O foda é que cada um é livre pra falar o que quiser e pra quem quiser, e as vezes o que uma pessoa fala pode ser interpretado como a opinição de todos os pixadores.


4) Tem coisas que agente vê por ai, que faz agente sentir vergonha de fazer parte daquilona pixação tem algo que fez você sentir vergonha de ser pixador?
Tenho vergonha dos manos que sai lanchando os outros, querendo pixar com alquem que ta em alta, por causa de uma seta. 
Como diz meu mano Gg, os roles tem q ser uma coisa q acontece naturalmente. Imagino que você tá perguntando se referindo ao grafiti, porque vc faz e imagino que você deve sentir vergonha de umas paradas que você vê. Mas, na pixação não acontece a mesma coisa, com o mesmo grau, até tem uns bafo que fica fazendo folha pela internet, pixando 
o quintal e tirando foto, que dá vergonha de ver mas a pixação tem uma ética, não dá pra virar pixador do dia pra noite, a caminhada pra ter um reconhecimento é sofrida mano, e esses maluco q só pixa na internet sempre vão ser tirados no movimento. Já no grafiti de hoje em dia, o cara compra meia duzia de latas e já virou grafitero, e tem um reconhecimento, a parada tá acontecendo mais na internet do que nas ruas. Isso eu também tenho vergonha, por que pra mim era pra ser a mesma fita que a pixação, como era antigamente, que a sociedade não sabia muito bem a diferena entre os 2. 
Era pra ser uma parada feita pra atacar, mostrar revolta, ou mesmo, que fosse apenas 
pra se divertir e encontrar os amigos. E não pra ter status, hoje em dia a moda é fazer grafiti. Os cara arruma umas lata, faz um grafiti na Augusta, tira uma foto, e acha que é grafitero, e ainda sai querendo fazer exposição de arte. 
Acho que o grafiti era pra ser uma parada de rua mesmo, não remédio contra pixação, uma maquiagem pra tentar deixar bonito um lugar doente e sujo. Acho que não faz sentido isso. Só falei do grafiti por que tenho amigos que fazem, 
ja fiz uns também e vi o que aconteceu, e como eu disse, acho q era pra ser como a pixação, então posso falar disso, tenho vergonha de ver como tá a cena intera.


5) Janela, Beral, chão, dizem que um pixador tem que seguir um caminho, você
se encaixa em qual? 
Acho que faço um pouco de cada mano. Gosto de pixar, não importa o que. 
Acho que não tem q ter muito essa fita, de só fazer um barato, pixador tem 
que fazer tudo que seja daora de ser pixado. Gosto de chegar nuns beral, 
nuns prédio também, apesar de não ter feito muitos. 
Só não gosto muito de chegar em janela, mas já cheguei em umas ai de leve. Ultimamente, acho mais daora chegar de escada em lateral, é mais estratégico, vc estuda o lugar, tem que subir no sapatinho e trampar bem trampado. Eu gosto também de chegar em agendas, muro de quartzo, marmore, granilha, pastilha, taquinhos, etc...nuns pé nas costas e 2 e meio, mas agora, os cara ficam chorando pra me levantar, falando que eu to pesado, dai tá foda hahahaha. Acho que se tivesse que escolher a que eu mais me encaixo, é nesse perfil de agendas.


6) Algum momento que passou e pensou em desistir, alguma lembrança embaçada? 
Varias fitas mano. Em 2007, eu tava em liberdade provisória, e rodei pixando um muro de uma escola aqui na quebrada. Foi mó desacerto, o delegado queria me prender, e tive que fazer um acerto na delegacia pra entrar como testemunha no BO. Ainda bem que os manos que tavam comigo, o Godines e o Tulio, foram firmeza e seguraram o refrão, dai arrumei o din e assinei como testemunha. Essa foi mais pelo perreio de ficar preso por causa de pixação, mas, teve outras, de achar que ia morrer, e na hora pensar em parar, mas no dia seguinte já tava armando outro role. 
Na Mooca, uma vez, tava eu,o Alm, Larapios e o Evani, Frid 13 fazendo um portão, de pé nas costas, eu já tinha feito, o Alm tava fazendo e o Evani ganhando a lfita. e nisso veio um carro na contra mão com 2 maluco armado pronto pra atirar, e o Alm pulou e se escondeu no meio de uns caminhão. O Evani correu, e os cara acharam que 
ele tinha caido pra dentro do galpão que agente tava pixando. Os 2 manos tavam pego, acharam o Alm no meio dos caminhão e meteram mo panico em nois, fizeram nois ajoelhar, com a cara pro chão e ficava engatilhando a arma e dando várias porrada e coronhada, falando que ia matar agente e que já tinha visto o Alemaum robando 
outra firma..kkkk. E na hora foi mo panico mano. Ainda, os cara encanaram nas tatuagem, falando que agente era ladrão e não ia ter boi. 
Os maluco iam matar a gente se a gente tivesse dado qualquer ideia torta. Ficamos mais de uma hora ajoelhado até um dos malucos entrar dentro do galpão e ver q não tinha ninguem dentro. Tem uma q eu tenho que partilhar aqui também mano. Tava fazendo uns no Jd Brasil, eu o Celso - Collos e o Godines - Vermes. Nisso veio 2 maluco pagando 
que tava armado e começou moh debate, um deles pegou um pedregulho e veio pra cima. Na hora, o maluco conseguiu pegar a lata e pintou minha cara. Tava com terçol e meu olho inflamou na hora, e pra deixar nois mais bravo ainda um dos maluco pintou o carro quando nois tava saindo fora. Na hora fiquei endemoniado e comecei a procurar os maluco pela quebrada. Dae, quando tava já saindo fora, achei os 2 numa viela. Não tive duvida, mano. Acelerei o carro pra cima dos malucos, um deles conseguiu entrar num beco, o outro passei por cima mano. Ainda arrastei o mano uns 5 metros e o Celsinho ainda desceu do carro, catou a lata de volta e deu uma bota no maluco. O maluco deve ter tido no minimo umas 5 fratura exposta. 
Esse ai nunca mais deve te levado uma com nenhum pixador. Uns policia também 
já quase jogaram eu e o Rafa, q faz Geração do pico de um prédio que a gente rodou na Bela Cintra. Teve outra também, ano passado, em Osasco, eu o Gg e o Zef, q foi mil grau vixe.. tem varias fitas mano, dava pra falar só disso, acho que todo pixador já 
passou algum perreio que pensou em parar. Mas é tipo uma droga. Na real, acho até pior, por que não faz mal como ficar a noite intera cheirando ou fumando pedra, eu fico mo bem depois do role, então isso faz você querer pixar cada vez mais, 
e isso pode atrapalhar os corres do dia a dia.


7) Alguém da antiga que gostaria de ter feito um rolê?
Tive o prazer de fazer com todos os caras que eu admiro a pixação e a 
pessoa, pq não adianta ser um cara que só faz bagulho bom e ser uma 
merda como pessoa. Mas, tem 2 manos que são finados e eu queria ter 
feito uns, o Goiaba do RBS e o Mi do TROPAS. Acho os pixos mais foda 
de SP e nunca ouvi falarem mal desses manos.


8) Certo mano, agradeço mesmo a entrevista, conta com nóis mano no que precisar. 
E como sempre esse espaço ai é teu deixa um salve e também um som ai, que te da um graunas horas do rolê.
Como já disse, maior satisfação somar com você, que tá no corre, fazendo uma parada de coração, de nois pra nois mesmo. 
Tem dois sons de 2 épocas diferente, Noite de Insonia, do MRN e o som do meu parcero Rodrigo Ogi, Noite Fria, que fala sobre pixação, só fico meio cabrero quando escuto de ter o mesmo fim que o mano teve na musica. Mas, é assim, daqui ninguem sai vivo, os pixos vão apagar e só vai ficar a lembrança da sua caminhada e a sua conduta. Espero não esquecer de ninguem, pra ficar registrado, um salve pra esses manos que eu já cheguei e fizeram parte da minha caminhada: 
historias-lu, vermes-godines, tent-digo, rodrigo hip hop, susto"s-gg, ra e carol, fud-d, pifo, lio, loucos da 7-cris, geração-rafa, thefuntos-vtr, larapios-alm, osgs-rcd, local's-edu e ruan, bugalu, neurose-fubu, ctropa-zef, sujus-niva, volume3-dent, ninja-thi, nojos-bis, os+q2-jr, exps-pin, rbs-j, stupidos-vinte, mutant's-str, friday13-evani, zra e ale, agentes-puga, pilares-exu, possuidos-leo, ctm-a3, oscururu-gds, 
nobres-png, naldo, profecia-guto, h2o-brasa, pda-rene, outstep-rf, thatha, tumulos-tatei, maniacos-casca(paz), adam, maicow, msk8-davi, eht-amc, secretos-rob, eno, hk, coxas, pran, kenedys-ta, triloucous-ale, versos-nato, snk, mono, plk-rincon, tbs-tk, reais-cak, hc-vagabundo e kiko, lixomania-zŽ, ctz-r, uml-lnd, siper, poder-vln, tiras-bn, collos-clo, peraltas-drx, ranho, mlok, prvs-edu, altos-vkn, mtr-gd, afoyto-xnd, retidos-xela, jts-rud, 
oslopes-tgn, favelas-sla, complo-tls, NÃO, e todos que tem a pixação no sangue!























MRN - NOITE DE INSÔNIA.



OGI - NOITE FRIA


2 comentários: