quarta-feira, 4 de julho de 2012

Graffiti me fez rico.

Com essa frase a marca americana ( eu acho ) ECKO estampa uma de suas camisetas.
Não vamos polêmizar o assunto, apenas queremos abrir uma aspas nesse assunto. 
Hoje em dia, essa frase, até que realmente faz sentido, mais em que ponto o graffiti é mesmo o graffiti?
Não sei se dar pra entender, mais até onde, o que realmente é graffiti?



A cada dia, fica mais evidente, a expansão do graffiti, e com isso, tem seu lado bom, como seu lado ruim, 

acho que a frase GRAFFITI MADE ME RICH, teria mais sentido se fosse do tipo MEU TALENTO ME FEZ RICO, ou MINHA ARTE ME FEZ RICO, por que se colocar no papel, o graffiti de verdade não faz ninguém rico, pelo contrário.

Mais como vivemos no BOOM do graffiti é capaz que sim, vemos o graffiti dentro das galerias de arte, exposições, mas, isso é realmente graffiti? Hoje, grafiteiros são artistas, e muitos não querem mais só serem escritores, não é errado, afinal, talento, não se joga fora, ( isso é de uma musica eu acho ). 
Só é errado, quando dizem que um quadro, é um graffiti, isso realmente não acho justo. 




Mais, é complicado, quando alguns começam a pintar e logo com toda essa expansão do graffiti começam a sugar a cabeça das pessoas e engolir a história do que realmente é feito o graffiti, quando já começam, se julgando artistas, e não dão a minima pra história, ai é que começa a bagunça. 
Acho que graffiti ficou um pouco generalizado, é tipo um cara que usa uma lata de spray, é grafiteiro,
existem muitos talentos que devem ser aproveitados, verdadeiros(a) artistas, e isso é muito bom, mais acho que chegar a um ponto em que, dizer que graffiti me deixa rico, isso é complicado. Muitos artistas hoje em dia que devem ter lá, suas contas bancárias tranquilas, ainda são escritores de graffiti, por que na verdade, tudo acaba virando um universo só, uma realidade da pessoa, escritor de graffite/artista. 


Julgar o que é certo ou errado, não é papel de ninguém, mais a idéia real que eu aprendi do graffiti é que, graffiti é e sempre será na rua, mais como tudo hoje está banalizado quando falamos em RUA, logo vem aquelas mil frases de coisas que todos sabendo, a rua é isso a rua é aquilo, mais a rua nesse caso, é a rua mesmo, pintar, estar interagindo com o local, com a estrutura urbana, seja muro, porta, outdoor, trem etc. 
Acho que isso é o real graffiti, a essência, e isso um pouco tem se perdido dentro de muitas coisas, principalmente a perca dessa raiz, por conta da fama. 


Saber as diferenças nesse mundo, é bom, para não generalizar, e começar a cobrar para pintar uma porta de aço alugando, cobrar por um trabalho é ótimo e fazer o que gosta então nem se fale, , mais não deixar que a raiz se perca no meio de tudo isso, é muito mais importante, não deixar que o graffiti vire matéria no curso da faculdade é muito, mais muito mais importante, ainda.

3 comentários:

  1. Ola boa noite ! sou desenhista e estou comecando a pintar portas e paredes qual o preco ideal p cobrar por metro ! Obg

    ResponderExcluir
  2. Ola boa noite ! sou desenhista e estou comecando a pintar portas e paredes qual o preco ideal p cobrar por metro ! Obg

    ResponderExcluir